O consórcio imobiliário é a solução para quem deseja comprar um imóvel no médio ou longo prazo com parcelas que cabem no bolso!

O consórcio imobiliário oferece uma excelente solução para quem sonha com a casa própria, mas não tem condições financeiras de comprá-la à vista ou de aderir a um financiamento tradicional.

A forma como o consórcio de imóveis funciona abre um leque de possibilidades para diferentes camadas da população. Com ele, torna-se possível adquirir terrenos, casas ou apartamentos, conquistar seus objetivos e segurança familiar. Conheça mais sobre o tema!

 

O que é um consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário ou consórcio de imóveis nada mais é do que um financiamento coletivo em que um grupo de pessoas interessadas em compras de casas, apartamentos ou terrenos se junta para compor um fundo financeiro.

Esse fundo é formado a partir de contribuições mensais feitas pelos integrantes do grupo. A partir dele, são realizados sorteios mensais que contemplam um ou mais participantes, que podem resgatar o crédito para a compra do imóvel.

Além dos sorteios, também é possível ser contemplado por meio de um lance. Ele, por sua vez, pode ser fixo, com valor pré-definido pelo grupo no contrato do consórcio imobiliário, ou livre, em que cada um antecipa um valor de acordo com sua disponibilidade financeira.

Ao fim do período total do consórcio, que geralmente corresponde a um número pré-estipulado de anos (normalmente 10 a 20), todos os participantes do financiamento coletivo são contemplados.

Como funciona o consórcio?

 

Negativados podem participar do consórcio imobiliário?

Sim. O momento da adesão ao consórcio não impõe a comprovação de nome limpo. Portanto, mesmo quem está com o nome sujo, com inscrição em órgãos de negativação de crédito, podem obtê-lo.

Por outro lado, ao ser contemplado é importante que o participante esteja com o nome limpo. Afinal, haverá o resgate de um valor maior do que aquele já contribuído em favor do fundo. Uma alternativa, para quem está negativado, é o oferecimento de um fiador.

 

Qual é o valor da parcela mensal do consórcio imobiliário?

O valor das contribuições mensais é variável, pois depende das regras que o grupo participante daquele consórcio estipulou. De modo geral, quanto menor o prazo total da operação, maiores serão as parcelas.

Como ser contemplado em um consórcio?

 

Quais são as vantagens do consórcio de imóveis?

O consórcio imobiliário conta com uma série de vantagens, motivo pelo qual cada vez mais pessoas aderem a ele. Dentre elas, se destacam as seguintes:

  • Ausência de oferecimento de valor de entrada;
  • Disponibilidade para pessoas negativadas no SPC ou Serasa;
  • Ausência de taxas de juros;
  • Poder de negociação no momento da compra;
  • Planejamento financeiro;
  • Disponibilidade de uso do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

 

Como fazer um consórcio imobiliário?

Para isso, você deve buscar uma administradora de consórcios, que é responsável pela administração das contribuições e pelos sorteios. Com ela, você terá à disposição todo o apoio que necessita para definir suas possibilidades e condições.

Conte com quem entende do assunto: a equipe da Carol Flor Corretora possui profissionais disponíveis para tirar suas dúvidas e orientá-lo. Entre em contato com a gente agora mesmo!

Notícias relacionadas

30/01/2024

Quais são as desvantagens do consórcio imobiliário?

Leia mais trending_flat
23/01/2024

Seu plano de saúde foi cancelado? Saiba o que fazer

Leia mais trending_flat

Fale com a Carol Flor
Entre em contato pelo
WhatsApp e tire suas
dúvidas.