Você conhece as desvantagens do consórcio imobiliário? Formato de obtenção de imóvel possui benefícios, mas pode gerar ressalvas! Entenda:

Assim como acontece em relação a outras operações financeiras, os consórcios possuem pontos positivos e negativos. Conhecê-los antes de aderir é imprescindível, pois é necessário entender se as desvantagens do consórcio imobiliário se sobrepõem às suas vantagens.

Esse é um cuidado crucial antes da contratação de qualquer tipo de serviço, seja financeiro ou não. Desse modo, torna-se possível entender quais são as melhores alternativas, bem como se existem formas de evitar ou contornar as possíveis desvantagens existentes.

 

Quais são as desvantagens do consórcio imobiliário?

Algumas pessoas podem ter ressalvas em relação ao consórcio para a compra de imóveis. Elas se concentram especialmente em alguns pontos:

  • Incerteza quanto ao tempo para adquirir a carta de crédito, uma vez que a contemplação por sorteio pode ocorrer logo no início do consórcio ou não;
  • Inflação do período de espera pode fazer com que o valor do imóvel supere o da carta de crédito;
  • Inadimplência de outros cotistas, que pode levar ao encerramento do grupo de consórcio;
  • O resgate da carta de crédito requer nome limpo.

Apesar destes serem temas controversos, o consórcio imobiliário ainda é uma das formas mais seguras de adquirir um imóvel. Afinal, os pontos acima podem ser evitados com alguns cuidados.

 

Como evitar as desvantagens do consórcio imobiliário?

No que se refere à espera para obtenção do dinheiro, a contemplação no consórcio não ocorre apenas por sorteios. Normalmente os grupos também aceitam lances. Desse modo, quem quiser antecipar o acesso à carta de crédito pode contar com eles.

Eu sou obrigado a dar um lance em um consórcio?

Além disso, uma análise de mercado prévia pode ajudar na escolha de um consórcio cujo valor da carta de crédito corresponda ao do imóvel desejado. É possível se antecipar à inflação e contabilizá-la desde logo.

No que diz respeito à inadimplência, procure por corretoras sérias e que tenham bom nome no mercado. É comum que elas possuam planos para lidar com essas situações e que sejam mais criteriosas na formação dos grupos.

Por fim, em relação à exigência de nome limpo para a realização do resgate da carta, um bom planejamento financeiro pode ajudar você a se manter fora dos cadastros de inadimplentes. Negociar dívidas e controlar entradas e saídas fazem parte dele.

Financiamento ou consórcio, qual mais vantajoso?

 

Quais são as vantagens do consórcio imobiliário?

Dentre os benefícios do consórcio de imóveis está a possibilidade de financiar 100% do valor da propriedade. Isto é, não é necessário ter à disposição um valor para oferecer como entrada.

Além disso, diferentemente do que acontece em contratos tradicionais de financiamento, o consórcio imobiliário não tem juros. Com isso, tem a chance de reduzir o valor a ser investido para a compra do imóvel.

Ainda, o consórcio é sinônimo de planejamento financeiro. Com ele, você sabe exatamente quanto vai pagar, quanto receberá ao final e quais são os imóveis que podem ser obtidos com o valor da carta de crédito.

 

Realmente vale a pena fazer um consórcio imobiliário?

Sim! Ainda que existam algumas questões que podem gerar ressalvas quanto ao consórcio, elas são contornáveis. Além do mais, elas não são capazes de minimizar as vantagens que o consórcio de imóveis oferece para quem deseja ter um teto para chamar de seu. Elas são diversas e ressaltam o porquê de tantos brasileiros darem preferência a ele na compra de um imóvel.

Para encontrar boas opções de consórcio para obter o imóvel dos seus sonhos, contate a Carol Flor Corretora agora mesmo!

Notícias relacionadas

23/01/2024

Seu plano de saúde foi cancelado? Saiba o que fazer

Leia mais trending_flat
18/01/2024

Qual é o reajuste do plano de saúde 2024?

Leia mais trending_flat

Fale com a Carol Flor
Entre em contato pelo
WhatsApp e tire suas
dúvidas.