Operação facilita a obtenção de automóveis; tire suas dúvidas!

O consórcio de carros é uma excelente oportunidade para quem quer um automóvel para chamar de seu! Ele funciona de modo diferente de outros financiamentos e conta com uma série de vantagens. Não por acaso, dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) demonstram que, em 2022, o Brasil contava com pelo menos 9,2 milhões de consorciados no ramo de veículos. E você pode se juntar a eles! Conheça as vantagens do consórcio e descubra mais sobre ele:

 

O que é um consórcio de carros?

O consórcio é uma modalidade de financiamento coletivo em que um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de adquirir algum tipo de bem ou serviço. Portanto, corresponde a uma alternativa ao financiamento tradicional. Este tipo de operação pode se voltar para a obtenção de diferentes artigos, como automóveis ou casas, terrenos e apartamentos; além de serviços.

Para que o consórcio exista, é necessário que um grupo de pessoas interessadas em adquirir um bem (neste caso, um automóvel) se reúna, de modo que cada membro contribua mensalmente com uma quantia. Essa compõe um fundo comum.

O consórcio de carros passa, então, a contar com recursos que serão utilizados para a compra de veículos. A concessão deles para os participantes do grupo, todavia, dependerá de sorteios e de lances.

 

Como funciona o consórcio de carros?

Mensalmente, são realizadas assembleias do consórcio e em cada uma haverá a contemplação de um ou mais membros, por meio de um sorteio. Os consorciados contemplados têm o direito de utilizar o crédito para a compra do automóvel desejado. Os que não forem contemplados no sorteio continuam participando dos futuros, mantendo suas contribuições mensais.

Além disso, os consorciados têm a opção de oferecerem lances. Isto é, podem antecipar parcelas para aumentar suas chances de serem contemplados.

Após a contemplação, seja em razão de lance ou sorteio, o consorciado continua a pagar as parcelas restantes do consórcio até o final do prazo estabelecido no contrato ou as renegocia.

Como ser contemplado no consórcio?

 

Posso resgatar o valor ao ser contemplado no consórcio de carros?

Sim. Ao ser contemplado em um consórcio de automóveis, o participante tem as seguintes opções:

  • Utilizar o crédito para adquirir um veículo, de acordo com as regras estabelecidas pelo consórcio;
  • Resgatar o valor em dinheiro, que poderá ter desconto de eventuais taxas ou custos administrativos;
  • Utilizar o crédito para quitar um financiamento já existente.

 

Quais são as vantagens do consórcio de veículos?

Com um consórcio de carros você conta com algumas vantagens interessantes. Por exemplo, uma delas é usar a contemplação para comprar um veículo, para obter de volta seu dinheiro (como um investimento) ou para abater parcelas de um financiamento.

Mas não é só isso: o consórcio não possui juros mensais, desde que você pague corretamente suas parcelas, de acordo com a data de vencimento de cada uma delas. Além disso, é possível participar dele mesmo com o nome negativado. Todavia, resgatá-lo requer a resolução dessa inadimplência ou a indicação de um fiador, ok?

O consórcio ajuda você a conquistar seus sonhos com parcelas que cabem no bolso. Conheça as opções disponíveis e tire suas dúvidas com nossa equipe.

Notícias relacionadas

30/01/2024

Quais são as desvantagens do consórcio imobiliário?

Leia mais trending_flat
23/01/2024

Seu plano de saúde foi cancelado? Saiba o que fazer

Leia mais trending_flat

Fale com a Carol Flor
Entre em contato pelo
WhatsApp e tire suas
dúvidas.