Opção para compra de imóveis reúne vantagens, mas possui alguns riscos

Conhecer os riscos do consórcio imobiliário é crucial para que a adesão a um grupo de financiamento coletivo ocorra de forma consciente. Embora ele possa oferecer inúmeras vantagens aos participantes, também possui alguns pontos que merecem atenção.

Estes riscos indicam quais são as possíveis perdas ou problemas que o consumidor pode encontrar no consórcio. Saiba quais são e veja como é possível evitá-los.

 

Quais são os riscos do consórcio imobiliário?

Embora o consórcio imobiliário seja uma das maneiras mais seguras de adquirir um imóvel, ele também possui seus riscos. Conheça-os.

 

Aumento do preço do imóvel

Um dos principais riscos se refere à possibilidade de que o imóvel almejado se valorize durante o período de duração do imóvel. Com isso, o consumidor pode não conseguir o padrão imobiliário almejado apenas com a carta de crédito.

Apesar disso, é importante destacar que o valor da carta de crédito e o saldo devedor passam por correções periódicas conforme índice contratual. Todavia, o que pode ocorrer é o aumento do preço dos imóveis acima dos índices de correção.

Neste caso, o imóvel que era compatível com o valor da carta de crédito no início do consórcio não resguardará essa compatibilidade. Assim, para a compra do bem de mesmo nível e padrão, caberá ao consumidor desembolsar valores à parte.

O que devo fazer para cancelar o consórcio?

 

Demora do acesso à carta de crédito

Outro ponto que representa um risco do consórcio imobiliário é a possível demora para o acesso à carta de crédito. Mesmo que os sorteios ocorram já no primeiro mês, as chances de ser um dos contemplados no início é baixa.

Desse modo, o consórcio não é a melhor alternativa para quem tem pressa. Afinal, ele não oferece qualquer tipo de garantia ou promessa quanto à data de contemplação ou que o lance será aceito.

Como ser contemplado no consórcio

 

Resgate da carta de crédito requer nome limpo

É comum que os consórcios exijam, para resgate da carta de crédito, que o consumidor esteja com o nome limpo. Isto é, sem inscrições em cadastros de negativados, tais como o SPC e o Serasa.

Esta exigência decorre da necessidade de mitigar os riscos da administradora do consórcio, uma vez que mesmo após ser contemplado o consorciado ainda tem parcelas para quitar.

 

Inadimplência de outros cotistas

Outro risco do consórcio imobiliário diz respeito à inadimplência de outros cotistas que façam parte dele. Neste caso, a conta não fechará, uma vez que cabe a todos o investimento no fundo comum.

Financiamento ou consórcio, qual mais vantajoso?

 

Quais são as vantagens do consórcio imobiliário?

Da mesma forma que o consórcio imobiliário reúne riscos, ele oferece uma série de vantagens na compra de um imóvel. São as principais:

  • Oportunidade de financiamento de 100% do valor;
  • Permite planejamento financeiro;
  • Não tem juros;
  • Pode ser acelerado por meio da apresentação de lances.

Eu sou obrigado a dar um lance em um consórcio?

 

Como evitar os riscos do consórcio imobiliário?

É essencial que você faça uma reflexão sobre seus objetivos, bem como uma pesquisa de mercado, especialmente sobre as projeções do mercado imobiliário para os próximos anos.

Além disso, é indispensável que você conte com os serviços de uma boa administradora de consórcios. Isso oferece mais segurança e transparência. Para tanto, conte com a equipe da Carol Flor Corretora. Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre o consórcio imobiliário.

Notícias relacionadas

30/01/2024

Quais são as desvantagens do consórcio imobiliário?

Leia mais trending_flat
23/01/2024

Seu plano de saúde foi cancelado? Saiba o que fazer

Leia mais trending_flat

Fale com a Carol Flor
Entre em contato pelo
WhatsApp e tire suas
dúvidas.