Os lances em um consórcio permitem antecipação da carta de crédito; eles podem ser fixos ou livres

O lance em um consórcio é uma prática comum, muitas vezes, ganham a preferência dos consorciados. Especialmente quando eles possuem pressa no acesso à carta de crédito.

Eles são diversos e seus valores variam de acordo com as regras do consórcio, com o valor total da operação e com a possibilidade financeira do próprio consorciado. Aproveite a oportunidade e confira como os lances em um consórcio funcionam e se eles são obrigatórios.

 

O que são lances em um consórcio?

O lance do consórcio corresponde a uma oferta financeira feita por um participante dele. Tem como objetivo antecipar parte das mensalidades e, também, a contemplação do consorciado.

Consequentemente, o lance também busca adiantar a aquisição da carta de crédito que permite a compra de um bem ou acesso a um serviço, conforme o foco do grupo.

Além disso, os lances aumentam a competição do consorciado com os demais participantes do consórcio. Eles são uma alternativa aos sorteios e representam uma segunda chance de contemplação.

 

Tipos de lances em consórcio

O funcionamento dos lances pode variar de acordo com as regras da administradora do consórcio. Existem dois tipos deles:

  • Lance fixo: nesse tipo de lance de consórcio, os consorciados fazem ofertas de valores fixos, os quais são pré-determinados pela administradora do consórcio. Geralmente correspondem de 15% a 30% do valor total da carta de crédito;
  • Lance livre: nesta hipótese, os consorciados têm a flexibilidade de oferecer lances com valores diferentes e de acordo com suas possibilidades financeiras. Desse modo, o consorciado que fizer a oferta mais alta é contemplado.

 

É possível ser contemplado no consórcio sem dar lance?

Sim. O funcionamento do consórcio, seja ele para a aquisição de serviços, imóveis ou automóveis, inclui sorteios mensais. Eles são feitos por meio da Loteria Federal, que garante a idoneidade das operações.

Desse modo, o consorciado pode aguardar a sua contemplação por meio de um sorteio. Quanto mais tempo se passar do início do consórcio, maiores as chances de ser sorteado, pois a concorrência se torna menor.

Até o fim do consórcio, todos os consorciados participantes do grupo devem ser contemplados e ter acesso à carta de crédito.

Como funciona o consórcio imobiliário?

 

Fiz um lance em um consórcio, serei contemplado?

A eficácia de um lance depende da competição com outros participantes. Ou seja, do número de consorciados que participam do grupo, de quantos já foram contemplados pelos sorteios e quantos estão dispostos a fazer propostas para antecipar a contemplação.

Assim, quem fizer um lance não garante a contemplação. Caso ela ocorra, o consorciado deverá pagar a quantia que ofereceu. Em caso contrário, não precisará apresentar o valor oferecido.

Como ser contemplado no consórcio

 

Sou obrigado a dar um lance em um consórcio?

Não. O lance nada mais é do que uma nova chance para alguém que deseja ser contemplado logo para alcançar seus objetivos. Contudo, ele é uma alternativa e não uma imposição.

Ou seja, somente precisam fazer lances no consórcio os consorciados que tenham dinheiro à disposição para isso e, também, interesse nesta forma de acesso à carta de crédito.

 

Como escolher o melhor consórcio para meus objetivos?

Para encontrar boas opções da operação e, ainda, garantir orientação profissional e de qualidade para escolher se é o momento de fazer lances no consórcio, conte com a equipe da Carol Flor Corretora. Entre em contato e comece a planejar o seu futuro.

Notícias relacionadas

30/01/2024

Quais são as desvantagens do consórcio imobiliário?

Leia mais trending_flat
23/01/2024

Seu plano de saúde foi cancelado? Saiba o que fazer

Leia mais trending_flat

Fale com a Carol Flor
Entre em contato pelo
WhatsApp e tire suas
dúvidas.