Opções permitem a aquisição de imóveis e automóveis, mas destoam em relação ao prazo para acesso ao bem, juros e entrada

Quem pretende adquirir um imóvel ou automóvel conta com duas opções bastante populares no mercado: financiamento e consórcio. Cada um funciona de um modo diferente e possui suas próprias vantagens e desvantagens.

Financiamento ou consórcio? Conhecê-los é essencial para que a melhor escolha seja possível conforme o perfil de cada consumidor e, também, com os objetivos que possui em relação à aquisição do bem. Abaixo, encontre os benefícios e os pontos negativos de cada operação e veja como escolher entre consórcio e financiamento.

 

O que é e como funciona o financiamento?

O financiamento é uma operação bancária que funciona como um empréstimo. Nele, o banco concede o dinheiro necessário para a aquisição do bem. Cabe ao cliente, então, quitar o valor em parcelas mensais, que são acrescidas de juros.

Apesar de ser possível ter imediato acesso ao bem, o consumidor somente garante a sua posse até que haja a quitação total das parcelas da operação. Até lá, a propriedade pertence ao banco.

 

Quais são as vantagens e desvantagens do financiamento

O financiamento possui alguns pontos positivos e negativos. São benefícios deste formato de operação para a aquisição de bens:

  • Acesso imediato ao bem, de modo que não há necessidade de espera para tomar posse dele. Uma vez aprovado o financiamento, é possível ter acesso ao imóvel ou automóvel;
  • Pluralidade de opções, pois diversos bancos e financeiras trabalham com esse tipo de operação;
  • Possibilidade de liquidação antecipada.

Por outro lado, são desvantagens do financiamento perante o consórcio:

  • Incidência de juros, que levam ao aumento do valor total da dívida;
  • Necessidade de disposição financeira para pagamento de uma entrada, que corresponde a uma porcentagem mínima de 20% do valor do bem;
  • Risco de perda do imóvel em caso de não quitação das parcelas em dia, uma vez que a propriedade do bem fica com o banco até o final da operação.

 

O que é e como funciona o consórcio?

Um consórcio é um sistema de compra programada que permite a um grupo de pessoas juntar recursos financeiros para adquirir bens, como imóveis ou automóveis, e serviços.

As administradoras de consórcio são responsáveis por essa operação. Elas organizam assembleias periódicas e sorteios para a contemplação dos participantes. Uma vez contemplados, eles têm acesso à carta de crédito para aquisição do bem ou do serviço.

Neste caso, o pagamento das parcelas pode ocorrer antes, durante e depois da aquisição do bem. Isso dependerá de quando ocorrer a contemplação do consorciado.

Como ser contemplado no consórcio

 

Quais são as vantagens e desvantagens do consórcio

Destacam-se enquanto vantagens do consórcio frente ao financiamento:

  • Ausência de adição de juros, de modo que é uma operação mais econômica;
  • Baixo risco de perdas financeiras;
  • Possibilidade de antecipação da contemplação por meio de lances, os quais dependem apenas da capacidade financeira do consumidor.

Por outro lado, são suas desvantagens:

  • Espera pela contemplação, que requer o sorteio. Contudo, é possível driblar este tempo de aguardo por meio de lances;
  • Restrições de uso do valor para bens previstos no contrato de consórcio.

Como funciona o consórcio imobiliário?

 

Qual é melhor: financiamento ou consórcio?

A resposta depende do seu perfil enquanto consumidor e da disponibilidade financeira. Contudo, de modo geral os consórcios se mostram mais seguros e acessíveis, uma vez que dispensam taxas de entrada, juros e limitam os riscos financeiros.

Para garantir o acesso a boas opções de consórcios entre em contato com a equipe da Carol Flor Corretora, que conta com profissionais experientes e aptos para orientar você!

Notícias relacionadas

30/01/2024

Quais são as desvantagens do consórcio imobiliário?

Leia mais trending_flat
23/01/2024

Seu plano de saúde foi cancelado? Saiba o que fazer

Leia mais trending_flat

Fale com a Carol Flor
Entre em contato pelo
WhatsApp e tire suas
dúvidas.